28 de October de 2021

Publicidade

Ibama apreende mais de 2 mil caranguejos-Uçá durante operação no Extremo Sul

1458405690capa_carangueijo
Carangueijos Uça apreendidos

O Ibama realizou na região sul do estado, entre os dias 09 a 14 de março, a operação de fiscalização denominada “Uçá”. Ela foi realizada nos municípios de Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Mucuri, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, durante o período da “andada”, quando os caranguejos-uçá (Ucides cordatus), saem das tocas para se reproduzirem e se tornam mais vulneráveis à captura.

Como resultado da operação, foi lavrado 01 auto de infração, com multa no valor de R$ 2.700,00, sendo apreendidos 600 caranguejos-uçá vivos.

Além destes, cerca de 1200 caranguejos vivos foram encontrados em um barraco no manguezal da Resex de Canavieiras, porém os catadores fugiram ao perceber a chegada da lancha com os agentes. Também foram soltas 170 guaiamuns fêmeas com ovas, capturadas por moradores do distrito de Santo Antônio, em Cabrália.

As ações fiscalizatórias incluíram: inspeções em peixarias e outros locais de desembarque e armazenamento de caranguejos; realização de blitz em barreira fixa em duas rodovias federais (BR-18 e BR-101), totalizando 131 veículos abordados. Também foi realizado o patrulhamento embarcado nos manguezais dos municípios alvos.

Esta operação contou com a participação de 5 Agentes Ambientais Federais do Ibama de Eunápolis-BA e de Ilhéus-BA e mais 4 policiais ambientais lotados na CIPPA de Porto Seguro-BA. Também houve o apoio do ICMBio (Resex de Canavieiras) e das secretarias municipais de meio ambiente de Mucuri e Santa Cruz Cabrália.

Entre os dias 24 a 29 de março ocorrerá o último período de “andada” deste ano, no qual ficam proibidos a captura, armazenamento, o transporte e a comercialização sem a declaração de estoque, sendo que os infratores serão punidos com multa e apreensão dos produtos e veículos, além de responder processo criminal na justiça.

Fonte: Bahiadiadia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*